Jovens e o hábito de poupar: como iniciar?

Ser jovem, e estar no início da carreira, traz consigo inúmeros questionamentos, normais para 99% de nós. Continuar estudando ou adquirir experiência no mercado de trabalho? Estou gastando demais com supérfluos? Quanto devo poupar todo mês para ter um pé-de-meia razoável? Mesmo que você não esteja nessa fase da vida, certamente tem um filho, sobrinho ou conhecido que precisa começar a pensar em controle financeiro.

Hábito de Poupar
Hábito de Poupar

Como iniciar com o hábito de poupar?

Bem, certa vez vi um professor de Economia falando em uma reportagem na TV que todos nós devemos nos esforçar para manter o equivalente a 12 meses de salário na poupança. Sim, meu caro, isso quer dizer que se você ganha R$ 1.000,00 por mês, você deve conseguir poupar R$ 12.000,00 e deixar essa bagatela lá guardadinha, esperando por uma eventual emergência.

Confira qual o segredo para receber cartão de crédito sem consulta.

No mundo real, a tentação de gastar o que se tem e o que não se tem pode falar bem mais alto que a voz da razão. Atrevo-me a dizer que essa proposta de juntar um ano de salário é surreal para a maioria de nós. Mas poupar não é impossível. Como muitas coisas na vida, requer prática e disciplina.

Não espere aqui dicas milagrosas de como conseguir seu primeiro milhão. Não tenho credibilidade para isso (ainda!). Mas existem algumas atitudes que definitivamente podem te ajudar a conseguir sair do vermelho (se você estiver), ou mesmo do zero.

Pense no hábito de poupar como qualquer outra habilidade. Você vai achar difícil no início porque ainda não a adquiriu por completo, mas com o tempo isso se tornará automático. E certamente você verá os benefícios desse hábito em sua rotina.

A primeira atitude que você precisa tomar é se conscientizar de que, mesmo sendo jovem, ainda que morando na casa dos pais ou recebendo algum tipo de ajuda financeira, nunca é cedo demais para começar. Pense que seus pais não vão te sustentar pra sempre, nem mesmo se essa for a intenção deles, e que um dia você precisará dar seus próprios passos sozinho. Podemos considerar que ter isso em mente é o primeiro passo dessa caminhada.

Estabeleça metas para o Futuro

Em seguida, comece a pensar no futuro. Não naquele futuro de “quando eu for rico”, mas naquele que você acha que virá imediatamente após o presente que você vive agora. Pense no que seria uma vida confortável nos seus padrões, sem fantasiar demais. Com isso em mente, anote quais seriam suas despesas básicas mensais.

Em uma situação de emergência, em que hipoteticamente não haverá ninguém para te ajudar (lei de Murphy!), você precisará ter uma reserva de pelo menos 4 meses. Sendo assim, multiplique o valor que calculou para suas despesas por 4. Certamente esse valor é mais palpável do que aqueles 12 meses de salário, não? Pois bem, agora você tem uma meta real. Faça o possível para atingi-la no menor tempo possível. Mas seja realista. Não vale tirar o dinheiro da poupança para cobrir suas contas, lembre-se da disciplina!

Peça Já seu cartão de crédito Casa Bahia e aproveite as condições especiais exclusivas desse cartão.

Depois de bater a meta, comece a pensar no que vem depois. Um carro novo? Aquela viagem internacional dos sonhos? Um apartamento próprio? Nada é impossível se você tiver foco. Utilize a mesma técnica para juntar o dinheiro necessário para atingir essa meta mais audaciosa. Obviamente será mais difícil alcançar, mas agora você já tem prática em poupar. Idealize seus objetivos e lembre-se deles diariamente. Ter essa visão de futuro é fundamental para conseguir sair da inércia.

Na próxima semana vamos conversar sobre outro assunto que muitos jovens em início da carreira ignoram: a previdência privada. E você? Já tem o hábito de poupar ou está no time dos iniciantes? Fique por dentro de todos os posts do GM2x! Curta nossa fan page no Facebook e siga-nos no Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *